quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ambystoma mexicanum

Ambystoma mexicanum © Maik Dobiey


Comentários e curiosidades:
  • O axolote é uma espécie criticamente ameaçada
  • O axolote é uma espécie muito muito famosa e peculiar de salamandra que retém várias de suas características larvais na fase adulta, tais como as brânquias externas (três de cada lado), além de sempre viver em meio aquático
  • A maioria dos axolotes não completa totalmente seu ciclo de metamorfose - mas isto pode acontecer devido à variações ambientais, como no caso de secas severas que sequem seu hábitat
  • Ao invés de formar tecido de cicatrização, o axolote pode reconstituir o tecido danificado e, em alguns casos, membros inteiros!
  • Um axolote atinge maturidade sexual entre 12 e 18 meses de idade


Taxonomia:
Classe: Amphibia
   Ordem: Caudata
      Família: Ambystomatidae
         Gênero: Ambystoma
            Espécie: Ambystoma mexicanum (Shaw and Nodder, 1798)


Nome comum (português): axolote
Nome comum (inglês): axolotl

Localidade tipo: Lago Xochimilco, Distrito Federal, México (ver Smith & Taylor, 1950).

Distribuição: Originário dos lagos Xochimilco e Chalco (e presumidamente nos lagos conectantes Texcoco e Zumpango), Vale do México. A distribuição atual se restringe aos remanescentes do lago Xochimilco e a redução de hábitat é a principal razão desta espécie ser considerada criticamente ameaçada (ver no mapa).

Mais Web
Amphibian Species of the World
CalPhotos
AmphibiaWeb
Arkive

Referências
"Axolotl (Ambystoma mexicanum)". URL: <http://www.arkive.org/axolotl/ambystoma-mexicanum/>. Data de acesso: 2/Abril/2014.
Smith, H. M., and E. H. Taylor. 1950. Type localities of Mexican reptiles and amphibians. University of Kansas Science Bulletin 33: 313–380.