sábado, 18 de março de 2017

Pristimantis attenboroughi: nova espécie do Peru homenageia Sir David Attenborough


Holótipo masculino vivo de Pristimantis attenboroughi


Classe: Amphibia
   Ordem: Anura
      Família: Craugastoridae
         Gênero: Pristimantis Jiménez de la Espada, 1870
            Espécie: Pristimantis attenboroughi Lehr & von May, 2017

Nomes comuns


Em português: "sapo-de-borracha-de-Attenborough" (traduzido do inglês).
Em espanhol: "Rana cutín Atten- borough".
Em inglês: "Attenborough’s Rubber Frog".

Ameaças


A Lista Vermelha da IUCN (IUCN 2001) considara, se que uma espécie ocorre em menos de 10 localidades ameaçadas com uma área de ocorrência estimada (EOO) inferior a 20.000 km quadrados, ela deva ser considerada como vulnerável ou ameaçada. Pristimantis attenboroughi tem EOO de 66,54 km quadrados, sendo conhecida em 7 localidades distribuídas nas áreas que margeam a Floresta de Proteção de Pui Pui, no Peru. Considerando que a espécie possa ocorrer em áreas ainda não reportadas dentro do Bosque de Proteção do Pui Pui, os autores propõe que esta espécie seja posta na categora de quase-ameaçada.

Mapa do Peru com a Floresta de Proteção de Pui Pui indicada em vermelho.

Localidade tipo


Peru, parte superior de Quebrada Tarhuish, lado leste da Laguna Udrecocha, a 3936 m acima do nível do mar. A área pertence a ecoregião de Puna (Brack 1986).

Localidade tipo, norte do vale  de Tarhuish na Lagoa Udrecocha, Puna (3,936 m acima do nível do mar).
 

Distribuição


Ver acima, em Ameaças.

 

Comentários e curiosidades


Não é a primeira vez que o narrador e naturalista Sir David Attenborough, Britânico mais conhecido por seu trabalho como apresentador da séria da "BBC Natural History's Life".  Pristimantis attenboroughi, porém, é a primeira espécie de anfíbios a receber seu nome.

Sir David Attenborough.

Adultos machos de Pattenboroughi podem medir de 14,6 a 19,2 mm in length. As fêmeas adultas são maiores, medindo entre 19,2 2 23,0 mm. Suas cores variam de cinza claro à escuro, or marrom-avermelhado para marrom-oliva com pequenas manchas cinza-escuro. Os juvenis são mais pálidos, com uma coleração amarelada ou marrom-avermelhada, com pequenas manchas marrons e às vezes listras.

Como muitos de seu gênero, o sapo-de-borracha-de-Attenborough é terrestre e deposita seus ovos no solo.

Referências

  • Brack A (1986) Ecología de un país complejo. In: Dourojeanni MJ, Mejía Baca J (Eds) Gran Geografía del Perú. Naturaleza y Hombre, Spain, 175–319.
  • Lehr, E., & Moravec, J. (2017). A new species of Pristimantis (Amphibia, Anura, Craugastoridae) from a montane forest of the Pui Pui Protected Forest in central Peru (Región Junín). ZooKeys, 645, 85–102. doi: 10.3897/zookeys.645.11221.


Mais na Web


SaveSave